Hidratação do paciente renal no calor: tudo o que você precisa saber!

A hidratação é essencial para a saúde e com a chegada do verão, é comum que a vontade de beber água seja maior devido às altas temperaturas. Para uma pessoa que tem as funções renais saudáveis, os especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia para manter a hidratação.

Porém, no caso dos pacientes renais, a situação é bem diferente, já que o rim não possui a mesma eficiência.

Considerando que os tratamentos de diálise e hemodiálise visam, entre outros objetivos, equilibrar a quantidade de líquidos no organismo, os pacientes com doença renal devem ter atenção redobrada ao consumo de água, mesmo nos dias mais quentes do ano.

O cuidado com a hidratação é importante, pois o excesso de líquidos no organismo pode comprometer ainda mais a saúde renal dos pacientes.

Nas próximas linhas, vamos discorrer sobre quais são as consequências do excesso de líquidos aos pacientes renais e como é possível matar a sede e se hidratar no verão sem necessariamente ter que beber água. Continue lendo!

Por que a hidratação em pacientes renais é diferente?

Pacientes renais crônicos possuem maior dificuldade na filtragem de sangue e excesso de líquidos corporais. Para evitar que a doença renal piore, os médicos e nutricionistas recomendam o controle da água ingerida para evitar os seguintes problemas:

  • Inchaço;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Acúmulo de água no pulmão;
  • Mal-estar;
  • Dificuldades no sistema respiratório;
  • Aumento de cãibras durante as sessões de diálise/hemodiálise.

 

O primeiro passo a fazer para manter a hidratação correta é saber qual a quantidade máxima de líquidos pode ser ingerida. E assim agendar uma consulta com o médico nefrologista ou com um profissional de nutrição para solicitar exames de urina que permitam a avaliação das funções renais e da capacidade de filtragem dos líquidos. Geralmente, as restrições na ingestão de água funcionam a partir da seguinte lógica: se o paciente faz menos xixi, maior deve ser o controle na ingestão de água.

 

Importante: os líquidos acumulados no organismo não se limitam ao ato de beber água. A composição dos alimentos também deve ser considerada, afinal, frutas, verduras e legumes também contêm água. Além disso, refeições como sopas e bebidas como leite e refrigerantes fazem parte das restrições que devem ser consideradas na dieta de pacientes renais.

 

Pacientes renais devem restringir o consumo de água da mesma forma?

Existem diversos tipos de doenças renais e a restrição de consumo de líquidos, bem como a dieta nutricional que pode variar conforme a doença e sua gravidade.

 

Independente do caso, manter o acompanhamento com um nutricionista e realizar exames que detectam a capacidade do paciente de urinar e filtrar os líquidos é essencial para montar um plano nutricional adequado às necessidades do paciente.

 

As orientações variam, mas conforme explica a nutricionista especializada em nefrologia, Maria Alice Riba Martins Maciel, CRN 128 Pr,  que atua há mais de 20 anos no Instituto do Rim do Paraná, o principal objetivo do tratamento nutricional é manter a saúde renal, proporcionando um “Estado nutricional adequado que ajuda no controle dos exames, bem como auxilia no controle da pressão e glicemia, reduzindo os edemas, e evitando problemas como desnutrição, além de minimizar os efeitos maléficos do descontrole metabólico”.

 

A quantidade de água que o paciente renal pode consumir depende muito da sua condição. Geralmente, a indicação é feita pelo médico de acordo com a quantidade de urina que a pessoa consegue eliminar.

 

No caso de pacientes cardíacos e cirróticos, por exemplo, a retenção de líquido é muito maior e, portanto, a restrição é mais severa. Pare e pense: todos os líquidos que um paciente não consegue eliminar (além da água em si, é importante considerar sucos, sorvetes, chás, gelatinas e o líquido das frutas), se transformam em inchaços nas pernas, na barriga e no pulmão.

 

Por outro lado, existem pacientes que não possuem tantos problemas com a retenção de líquidos. Nestes casos, a quantidade de água a ser ingerida pode ser maior.

 

Em resumo: tudo depende do contexto do paciente, mas de forma geral, pacientes renais precisam estar mais atentos às especificidades da  hidratação  no verão.

Dicas para manter a hidratação sem beber água e líquidos em excesso

 

É possível manter a hidratação com qualidade sem beber água em excesso? Como fazer isso em pleno verão? Essas dúvidas são muito comuns entre os pacientes renais e, apesar de parecer impossível manter o corpo hidratado com tantas restrições, existem algumas dicas que podem ajudar o paciente que faz diálise ou hemodiálise a controlar o consumo de líquidos e saciar a sede. A seguir, destacamos algumas dicas dadas pela nutricionista Maria Alice Ribas Martins Maciel para lidar com essa situação. Confira!

 

  1. Use uma garrafa com marcação de mililitros

Manter precisão exata na quantidade máxima de líquidos que devem ser consumidos diariamente conforme orientação médica é indispensável para os pacientes renais. Por isso, optar por uma garrafa com marcação de mililitros é o ideal para controlar o volume de água e outros líquidos.

 

  1. Prefira copos de água menores e anote a quantidade de água consumida

Controlar a ingestão de água de forma exata é um desafio, mas felizmente existem recursos que podem te ajudar nessa missão. Além de garrafas com marcação, opte por copos menores e anote todas as quantidades de líquidos que você ingerir em uma agenda. Dessa forma, fica mais fácil não extrapolar.

 

  1. Evite comer alimentos com muito sal 

Alimentos salgados aumentam muito a sensação de sede. Isso acontece devido ao contato do sódio com a corrente sanguínea que gera a desidratação do corpo rapidamente. Além disso, o sal excessivo é um veneno para a saúde renal. Por isso, fica a dica: reduza a quantidade de sal e evite alimentos que contém sódio como:

  • Embutidos;
  • Queijos;
  • Defumados;
  • Conservas na salmoura;
  • Temperos prontos;
  • Alimentos ultraprocessados e/ou industrializados.

 

  1. Se possível, não consuma doces e bebidas açucaradas

No verão, o consumo de sorvetes, refrigerantes e sucos é um convite tentador. Porém, quanto maior a quantidade de açúcar consumida, maior será o acúmulo de líquidos no organismo e pior será a sensação de sede. Fica a dica!

 

  1. Experimente chupar gelo

Hidratação do paciente renal no calor: tudo o que você precisa saber!Apesar de difícil, é possível aliviar a sensação de sede e manter-se hidratado sem ter que beber água. Chupar gelo é uma forma de matar a  vontade sem ingerir uma quantidade excessiva de líquido.

 

  1. Faça bochechos e/ou escove os dentes com maior frequência

Enxaguar a boca com água gelada sem engolir é outra ação que alivia a sensação de boca seca. Por isso, sempre que você tiver a sensação que está com muita sede, faça bochechos ou escove os dentes com maior frequência.

hidratação do paciente renal escovar com frequencia os dentes

 

  1. Chupe balas

Chupar uma bala de hortelã é algo muito simples, mas que também ajuda a diminuir a sede, já que as balas costumam ser refrescantes. Você também pode mascar chicletes quando sentir essa necessidade. Tanto a bala quanto o chicletes ajudam a aumentar a produção de saliva e, consequentemente, a vontade de beber água é aliviada.

 

  1. Consuma frutas congeladas

Além de serem saborosas, as frutas congeladas são uma excelente opção para se hidratar sem necessariamente beber água. O limão, por exemplo, é uma  fruta que ajuda a matar a sede, por acelerar a produção de saliva. Gostou da ideia? Experimente cortá-las e congelá-las dentro de sacos plásticos!

 

  1. Fuja do café

O uso de bebidas quentes e que contém cafeína como o café  não é indicado para pacientes renais. Além de elevar a sensação de “boca seca”, esse hábito faz com que a pessoa tenha mais sede. Por isso, evite tomar muito café, principalmente no verão.

 

Para mais dicas da nutricionista Maria Alice Ribas Martins Maciel – CRN 128/PR

agende uma consulta online ou presencial pelo telefone

(41)33119400  ou  WhatsApp (41)99836-0351

 

Nutrição x saúde renal

Os tratamentos de diálise e hemodiálise permitem que os pacientes renais tenham uma qualidade de vida satisfatória. No entanto, além de seguir os cuidados de como se hidratar de forma adequada, é importante também que priorizem um estilo de vida saudável, com bons hábitos alimentares.

 

Leia também → Saúde renal e alimentação: entenda essa relação!

 

Quando a nutrição é adequada, o risco de comorbidades que pioram a doença renal, tais como pressão alta, diabetes e obesidade é bastante reduzido. Manter uma alimentação saudável, sem conservantes, sal e açúcar em excesso ajuda a prevenir doenças renais crônicas. Além disso, praticar exercícios físicos com regularidade também é algo que faz bem para a saúde e ajuda a eliminar hábitos sedentários que podem trazer doenças.

 

Referência em mais de 40 países, a Allmed Group tem como missão proporcionar os melhores cuidados na saúde renal de pessoas em tratamento de hemodiálise e diálise.

A Allmed Pronefro Brasil é uma das empresas do grupo Allmed Group a qual é especializada na distribuição de diálisadores e produtos médicos hospitalares, o Grupo Allmed trabalha de forma humanizada para entregar conforto, qualidade de vida e tranquilidade para quem mais precisa de apoio ao lidar com as doenças renais crônicas.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para sanar suas dúvidas sobre como manter a hidratação em dias mais quentes sem beber água.

 

No blog da Allmed, temos outros conteúdos e dicas especializadas sobre saúde renal. Confira!

 

Compartilhe