Descobri que sou um paciente renal crônico e agora o que fazer?

Descobri que sou um paciente renal crônico e agora o que fazer

Descobri que sou paciente renal crônico e agora o que fazer? Se você se identifica com essa situação, saiba que você não está sozinho (a).

Estudos apontam que, no Brasil, 1.5 milhão de brasileiros vivem com doença renal crônica (DRC) e, cada vez mais, as doenças renais se tornam pauta de urgência na saúde pública.

Lidar com um diagnóstico de doença renal crônica e se descobrir enquanto um paciente renal crônico não é uma situação fácil, mas saiba que atualmente existem muitas alternativas de tratamento renal. Tratamentos humanizados, modernos e alternativas de grupos de apoio, para que pacientes renais se sintam acolhidos e consigam viver com mais qualidade de vida e segurança!

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo e confira algumas dicas sobre o que fazer para lidar com essa nova realidade!

 

Paciente renal crônico uma nova fase se inicia

1.  Antes de tudo, tire um tempo para processar a nova realidade

Receber a notícia de qualquer diagnóstico pode ser uma tarefa muito desafiadora. Se tratando de uma doença renal crônica, muitas pessoas pensam, num primeiro momento, que fazer hemodiálise é uma sentença e que não existe outra saída para lidar com doença renal crônica.

De fato, se dedicar ao tratamento renal para doença renal crônica requer muita disponibilidade de tempo e recursos, já que as sessões de hemodiálise são realizadas três vezes por semana. Por isso, antes de encarar a nova realidade, tire um tempo para processar tudo o que você está vivendo.

É comum que, desde o início do tratamento, o paciente renal crônico seja acompanhado por um profissional de psicologia. O apoio da família também é muito importante para processar a nova experiência.

 

2. Busque um grupo de apoio enquanto paciente renal crônico

Grupos de ajuda mútua são sempre uma ótima opção para um paciente renal crônico que recém iniciou um tratamento renal. Os grupos de pacientes renais são uma oportunidade de trocar experiências, vivências e apoio para seguir firme no tratamento.

Além da ajuda compartilhada nas questões de saúde, um grupo de apoio é um espaço seguro para pacientes renais se conhecerem, fazerem amizades e criarem laços afetivos.

Na psicologia, os grupos de suporte mútuo são conhecidos por despertar experiências transformadoras em pacientes que passam a se reconhecer, afirmar sua identidade e descobrir novos papéis sociais. Tanto na vida pessoal quanto na vida coletiva pela luta por direitos. Vale a pena buscar essa vivência.

 

3. Tire todas as suas dúvidas com a equipe responsável pelo tratamento renal

Antes de iniciar um tratamento renal, você deve saber que o paciente renal crônico tem direito à informação sobre sua condição. Sobre o funcionamento das terapias renais e sobre tudo o que diz respeito ao seu quadro, seu prontuário e seus direitos.

Por isso, ao ser apresentado para a equipe multiprofissional, não hesite em fazer perguntas, tire dúvidas, pergunte sobre as melhores abordagens para o seu caso e exija tratamentos coerentes com o seu caso. Uma boa equipe multiprofissional não irá se importar em te auxiliar em tudo o que for necessário!

 

4. Entenda as diferentes possibilidades de tratamento renal

Assim como existem várias doenças renais, há diversas possibilidades de tratamento renal.

Como a hemodiálise, por exemplo, que é um tratamento renal que consiste na filtragem das toxinas e na limpeza do sangue. Onde por meio de uma máquina, que atua em conjunto com os dialisadores que funcionam como rins artificiais. É um procedimento que garante qualidade de vida para o paciente renal porque, na prática, retira todas as toxinas e resíduos que prejudicam a saúde renal.

Outra forma de tratamento, é a diálise peritoneal, uma terapia renal que consiste na depuração do sangue e das toxinas do organismo por meio de uma membrana semipermeável chamada de peritônio.

Já a HDF também conhecido como hemodiafiltração, é uma terapia renal moderna, com alta eficácia em relação às terapias renais convencionais. Que consiste na filtragem de alto volume do sangue, com a capacidade de eliminar uma quantidade de toxinas muito maior em comparação aos métodos convencionais.

 

5. Paciente renal crônico:cultive hábitos saudáveis

Tornar-se um paciente renal crônico exige uma “virada de chave” na vida. Por isso, se você não tem hábitos saudáveis no cuidado com sua alimentação ou com a prática de exercícios físicos, temos uma notícia para você: está na hora de rever essa situação.

Pacientes renais precisam de acompanhamento nutricional para manter a saúde renal equilibrada. O primeiro passo para cuidar mais da alimentação é reduzir o consumo excessivo de sal presente em embutidos, alimentos gordurosos, além de sódio e potássio em excesso. Alimentos naturais como verduras, legumes, grãos integrais, peixe e frango são sempre bem-vindos.

Dica extra: evite o consumo de bebidas alcoólicas e, se possível, não fume.

 

6. Paciente renal crônico:atenção na hora de ingerir líquidos

Muitas pessoas focam nos cuidados necessários com a alimentação e esquecem que a ingestão de líquidos também interfere no inchaço corporal e na pressão arterial do corpo.

Com a presença do verão, as pessoas sentem mais sede e vontade de beber água. No entanto, é necessário entender que o líquido não está presente somente na água, mas também se encontra em frutas como abacaxi, verduras, legumes, gelatinas e bebidas como café.

Consumir líquido em excesso não é legal para a saúde renal e eleva o inchaço do paciente renal. Por isso, sempre busque orientação do seu nutricionista para evitar problemas!

 

7. Faça check-ups com frequência

Mesmo quando diagnosticado, o paciente renal crônico precisa continuar realizando exames de rotina para entender o estágio da doença renal crônica e se atentar a possíveis sinais de complicação ou outras comorbidades.

Caso seja observado qualquer sinal que chame atenção como inchaço excessivo no corpo, aumento da pressão arterial e outros sintomas, o ideal é procurar um médico nefrologista. Lembre-se: cuidado nunca é demais!

 

8. Lembre-se: você não é sua doença

Ser paciente renal crônico é tão comum quanto ter pressão alta, sofrer com problemas do coração ou necessitar de um cuidado a mais na saúde. Todas as pessoas estão suscetíveis a desenvolver doenças renais e, em algum momento da vida, acionar tratamento renal.

Se você recebeu um diagnóstico de doença renal crônica, tenha calma. Cada doença é uma doença. Cada caso é um caso e com tratamento e suporte adequado você vai ficar bem e pode realizar suas atividades de rotina e de vida. Você não é sua doença!

Saiba mais: Doença renal crônica: causas e prevenção

Conheça as soluções da Allmed para pacientes renais crônicos

Além de uma equipe multiprofissional de confiança, todo paciente renal crônico tem direito a ter acesso a produtos hospitalares de qualidade. A Allmed Group é uma empresa que se tornou referência internacional no mercado de hemodiálise e que fornece produtos para HDF, hemodiálise e diálise.

No caso do tratamento renal de hemodiálise, os dialisadores são fabricados e distribuídos pela Allmed com tecnologia de micro-ondulação, com alta capacidade de retenção de endotoxinas. Alta capacidade de adsorção e esterilizados a vapor intra line e extra line em autoclave, sob uma temperatura de 120º, por cerca de 20 minutos. Sendo esse, um grande diferencial dos produtos Allmed, o que garante diversas vantagens para a saúde e o bem-estar do paciente renal em seu tratamento.

A linha de dialisadores da Allmed é completa, com vários modelos disponíveis para atender as demandas do mercado. Há dialisadores de alto, médio e baixo fluxo  atualmente, a Allmed se destaca por ter uma das maiores áreas de membrana de dialisadores de alto fluxo do mercado brasileiro nos tamanhos 2.4 e 2.6.

Os dialisadores são modernos, inovadores, fabricados com tecnologia de ponta e biocompatíveis para proporcionar uma vida saudável. Aprimorando a qualidade no tratamento e o máximo de conforto terapêutico para as pessoas que convivem com uma doença renal.

 

Entre em contato com os consultores da Allmed. Temos uma equipe especializada e pronta para te atender da melhor forma possível!

 

Aproveite e baixe nosso e-book sobre Doença Renal Crônica e tenha dicas de saúde. 

 

Allmed Pronefro Brasil- conteúdo realizado por ShareMkt

 

 

Compartilhe