HDF: tudo o que você precisa saber sobre hemodiafiltração

Hemodialise no Brasil

HDF ou hemodiafiltração é um método de terapia renal que vem se destacando devido à alta eficácia em relação às terapias renais comuns como diálise peritoneal e hemodiálise convencional. Na prática, a hemodiafiltração de alto volume é mais vantajosa na filtragem do sangue, pois tem como diferencial a capacidade de eliminar muito mais toxinas e substâncias que, eventualmente, não são filtradas nas sessões convencionais de hemodiálise.

Em síntese: a HDF é uma terapia renal moderna, que apresenta um melhor benefício para a saúde e qualidade de vida dos pacientes renais. Embora exista desde os anos 2000, somente em 2021, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão pertencente ao Ministério da Saúde (MS) incluiu o procedimento HDF no rol da agência. Onde a novidade simboliza um avanço nos tratamentos renais ofertados do Brasil.

Quer saber mais sobre todos os detalhes dessa terapia avançada para o tratamento de pessoas com doença renal crônica?

Continue lendo este artigo. Nas próximas linhas, você descobrirá como funciona a HDF, suas vantagens e benefícios terapêuticos em relação às demais opções de tratamento e as ofertas da Allmed  alinhadas a esse novo conceito de hemodiálise.

HDF: um novo conceito em hemodiálise, o que é e como funciona?

A Hemodiafiltração é um procedimento que consiste no uso de um filtro maior e específico em relação aos dialisadores comuns. Isso faz toda a diferença, na prática, porque, durante uma sessão, a máquina não só filtra o sangue e as toxinas do corpo do paciente, como faz isso de forma muito mais ágil e completa. Isso acontece porque o filtro da HDF é feito para proporcionar filtragens de alto volume. Ele conta com tecnologias avançadas capazes de remover profundamente as toxinas presentes no organismo e outras substâncias como o fósforo.

Outro diferencial da hemodiafiltração é que ao possibilitar uma limpeza extremamente minuciosa no organismo, essa terapia também impede que as impurezas menores e não filtradas pelos dialisadores tradicionais retornem para o sangue do paciente. Assim como a hemodiálise convencional, a HDF é realizada três vezes por semana, geralmente.

Ao contrário do tratamento dialítico convencional, que consiste na implantação do acesso vascular no paciente para que o sangue circule e passe por meio do capilar, onde é depurado. A hemodiafiltração conta com uma força a mais na filtragem: o processo de convecção. A convecção, também chamada dialisato puro, passa pelo filtro capilar e praticamente “arrasta” todas as impurezas e substâncias que não seriam facilmente removidas com a tradicional difusão/depuração.

Em resumo: este método é ideal para sessões que exigem filtragem de alto volume e requer produtos e equipamentos mais potentes e adequados para cumprir o objetivo, já que o corpo humano não é capaz de suportar, naturalmente, a eliminação de altas quantidades de sangue. Além de dialisadores maiores e mais potentes, a HDF requer máquinas com capacidade de infusão de água ultrapura ao organismo do paciente durante a sessão. Assim, o líquido removido em excesso do corpo do paciente é devolvido de forma instantânea durante a sessão, sem que haja nenhum prejuízo à saúde do paciente.

Quais as vantagens da HDF ou hemodiafiltração?

A HDF é uma modalidade de tratamento, que, na visão de especialistas no assunto, consegue proporcionar muito mais qualidade de vida e conforto terapêutico para a vida do paciente renal. Devido à alta capacidade de filtragem, a HDF é considerada uma terapia que, na prática, faz com que o paciente sinta as funções renais muito mais próximas de um rim saudável.

A seguir, destacamos algumas das principais vantagens da HDF:

  1. Melhora da qualidade de vida do paciente renal

Um paciente renal vive mais e melhor quando tem acesso a uma terapia renal que garante o bom funcionamento das suas funções renais. Com a HDF, a eficiência do tratamento é uma realidade e, consequentemente, isso proporciona  uma melhora da qualidade de vida do paciente renal.

Estudos e ensaios clínicos sobre os efeitos da hemodiafiltração revelam que, pacientes submetidos ao tratamento, conseguem, depois de um tempo, praticar mais atividades físicas e ter uma qualidade de vida muito melhor. A HDF é um divisor de águas na vida desses pacientes que passam a viver melhor, devido à redução dos efeitos colaterais das terapias que são mais conservadoras.

 

  1. Redução de sensações de mal-estar após a sessão de HDF

Geralmente, pacientes renais precisam dedicar pelo menos três dias da sua semana para a realização das sessões de hemodiálise. O tratamento é árduo, intenso e não é incomum que algumas pessoas que passaram por essas sessões enfrentam complicações. Como: náuseas e vômitos, dores de cabeça, dores na lombar, pressão baixa, febre, fadiga, entre outras. Com a hemodiafiltração, todos esses efeitos colaterais são reduzidos.

 

  1. Melhora na disposição do paciente com HDF

Pessoas que sofrem com doenças renais crônicas frequentemente precisam lidar com inchaços, cansaço excessivo e rotinas exaustivas. Quando essas pessoas encontram um tratamento como a HDF, a sensação de bem-estar supera os incômodos vividos. Considerando que na hemodiafiltração, as toxinas e moléculas pesadas do organismo são eliminadas com mais facilidade e assertividade, o paciente renal geralmente sente uma melhora significativa na disposição para a rotina diária. Lembre-se: são essas toxinas que causam cansaço, problemas de saúde e piora na saúde renal. Sem elas, o organismo fica mais purificado e saudável.

 

  1. Alimentação menos restritiva

A qualidade da saúde renal tem tudo a ver com uma alimentação balanceada adequada, tanto que todos os pacientes que apresentam um quadro de doença renal crônica precisam ter acompanhamento nutricional obrigatório. Ao aderir a HDF, o paciente precisa continuar o tratamento nutricional, mas a alimentação pode ser menos restritiva. Uma vez que esta terapia renal é caracterizada pela filtragem intensa das substâncias tóxicas e do excesso de água presentes no organismo.

 

  1. Menor risco de morte com tratamento por HDF

Segundo Maduell et. al (2013) e outros cientistas associados às instituições espanholas, é comprovado cientificamente que a hemodiafiltração é um tratamento que reduz o risco de morte dos pacientes renais.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram, durante três anos, a vida de 906 pessoas vivendo com doença renal crônica, sendo que 450 delas faziam hemodiálise e 456 HDF.  Em comparação aos pacientes tratados com hemodiálise, as pessoas que tiveram a oportunidade de fazer hemodiafiltração apresentaram um risco 30% menor de mortalidade para todas as causas associadas à doença renal.

Indicações e contraindicações da HDF ou hemodiafiltração

A HDF é uma terapia renal indicada para qualquer pessoa que tenha uma doença renal crônica avançada. No entanto, é muito importante conferir com o/a médico (a) nefrologista se você realmente é um bom candidato (a) para aderir esse método dialítico. De acordo com algumas pesquisas, existem algumas contra indicações para esse tratamento. São elas:

  • Ser cardíaco (a) e apresentar problemas como arritmia cardíaca;
  • Não ser um paciente renal apto para realizar transplante renal;
  • Ter excesso de fósforo no organismo;
  • Apresentar anemia associada à inflamação.

Conheça a linha dos Dialisadores Allmed para os tratamentos HDF

Hoje a Allmed Pronefro possui uma das maiores áreas de membrana de dialisadores de alto fluxo do mercado Brasileiro nos tamanhos 2.4 e 2.6 de área. Dialisadores acompanhando as tendências dos tratamentos para HDF e prezando pela eficiência na vida das pessoas que vivem com doença renal.

Além dos kits de linhas de sangue e capilares para tratamentos convencionais, a Allmed conta com uma linha de dialisadores de alto fluxo específicos para a realização da hemodiafiltração.

Todos os hemodialisadores de alto fluxo Biopure da Allmed Pronefro são confeccionados com uma tecnologia exclusiva de micro-ondulação, sendo esterilizados a vapor intra line e extra line em autoclave, sob uma temperatura de 120º, por cerca de 20 minutos.

Leia também: Métodos de esterilização de dialisadores: conheça quais são e entenda como funcionam

 

Esse é um dos principais diferenciais competitivos da Allmed em relação às outras marcas, pois, na prática, os dialisadores de alto fluxo da Allmed Pronefro possuem alta capacidade de retenção de endotoxinas. Além de garantir uma melhor otimização da terapia renal, são comprovadamente mais seguros para o paciente renal. Pois, reduzem riscos de contaminação e melhoram o desempenho dos dialisadores durante as sessões.

Confira os dialisadores Allmed Pronefro Alto Fluxo e Alta Perfomance

Ficou com dúvidas em relação aos dialisadores de alto fluxo da Allmed Pronefro? Assista o vídeo abaixo e não hesite em enviar suas perguntas para nossos especialistas. Temos uma equipe altamente experiente e capacitada para te auxiliar a fazer a melhor escolha conforme as necessidades do paciente!

 

Allmed Pronefro: compromisso com a saúde renal

A Allmed Group é referência na fabricação de produtos médicos hospitalares, distribuição de dialisadores e capilares e, consequentemente, oferta de cuidado humanizado e eficiente para pacientes renais, sejam eles adultos ou crianças.

Prova desse compromisso com a saúde renal e com a qualidade de vida das pessoas que vivem com doenças renais crônicas é o fato da Allmed ser conhecida em mais de 40 países. Sendo que no Brasil, atua em todos os estados, atendendo clínicas e hospitais há mais de 20 anos.

Saiba mais sobre o trabalho da Allmed Group e fique atualizado com todos os conteúdos e novidades sobre saúde renal. Acesse nosso blog e converse com nossos representantes!

 

Allmed Pronefro Brasil, conteúdo realizado por ShareMkt.

 

Compartilhe