Linhas de sangue para hemodiálise: saiba como escolher a mais adequada para a sessão

Linhas de sangue para hemodiálise saiba como escolher a mais adequada para a sessão

As linhas de sangue para hemodiálise são kits indispensáveis para realizar as sessões de hemodiálise, pois permitem a circulação adequada do sangue do paciente renal durante a sessão.

Elas podem ser encontradas em duas modalidades: linhas arteriais ou linhas venosas. As linhas arteriais são denominadas desta forma porque são responsáveis por permitir que o sangue do paciente renal entre no dialisador. Já as linhas venosas são usadas nos momentos em que é necessário fazer o processo de devolução do sangue do paciente após a sessão.

Independentemente das especificações técnicas, os kits de linhas de sangue para hemodiálise são produtos essenciais para a garantia de sessões seguras e confortáveis para o paciente em tratamento. Por isso, a escolha dos kits deve ser criteriosa e bastante cuidadosa em relação à vigência das normas sanitárias e legislações (inter)nacionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo. Nas próximas linhas, você entenderá todos os detalhes sobre as linhas de sangue para hemodiálise distribuídas pela Allmed Pronefro!

Linha de sangue arterial: o que é e como funciona?

A linha de sangue arterial é recomendada para conduzir o sangue arterial durante procedimentos de hemodiálise da agulha de fístula ao dialisador. No catálogo das linhas de sangue para hemodiálise da Allmed Pronefro, há vários modelos de linha de sangue arterial  que podem acompanhar ou não dispositivos como catabolha, ramal destinado ao manuseio de heparina e ramal especializado para o monitoramento de pressão arterial.

São vantagens dos kits de linha de sangue arterial da Allmed Pronefro:

  • Confecção em material biocompatível e que garante conforto terapêutico para o paciente;
  • Os componentes do kit de linha de sangue arterial são atóxicos. Ou seja: não são nocivos à vida humana e não causam reações alérgicas ou danosas à saúde;
  • Os tubos são compostos por PVC e, enquanto são resistentes, são flexíveis;
  • O encaixe dos tubos é universal – característica imprescindível para a segurança do paciente – e harmoniza perfeitamente com um encaixe de um lado a outro da agulha de FAV.
  • A fabricação da linha arterial de sangue da Allmed Pronefro atende os requisitos sanitários e os produtos são devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Modelos de linhas de sangue para hemodiálise

Cada sessão de hemodiálise é única e as necessidades do paciente renal podem e devem estar em harmonia com os produtos utilizados para o tratamento. As linhas arteriais da Allmed Pronefro são projetadas para atender todos os desafios que podem surgir durante uma sessão de hemodiálise. A seguir, confira alguns modelos e especificações técnicas de cada kit de linha arterial de sangue. Confira algum dos modelos:

 

Linha Arterial 6 mm sem catabolha com entrada para soro Dialine

Linha Arterial 6 mm sem catabolha com entrada para soro Dialine

A linha arterial 6 mm  não contém catabolha, mas dispõe de entrada de soro e ramal de heparina de PVC com encaixe no hemodialisador e alcance de um lado a outro da agulha da FAV.

Características técnicas:

Priming: 50 ml

Segmento de Bomba: 6 mm.

N.º Registro – ANVISA: 80188510013.

N.º Registro – ANVISA: 80188510035.

 

Linha Arterial 8 mm com Entrada para Soro, Ramal de Heparina e Catabolha Dialine

Linha Arterial 8 mm com Entrada para Soro, Ramal de Heparina e Catabolha Dialine

A Linha Arterial 8 mm com entrada para soro dispõe de catabolha e ramal específico para heparina.

Características técnicas:

Priming: 84 ml.

Segmento de Bomba: 8mm.

N.º Registro – ANVISA: 80188510013.

N.º Registro – ANVISA: 80188510035.

 

Linha Arterial sem Catabolha 8 mm com Entrada para Soro e Ramal de Heparina Dialine

Linha Arterial sem Catabolha 8 mm com Entrada para Soro e Ramal de Heparina Dialine

A linha arterial 8 mm sem catabolha, tem  entrada de soro e ramal de heparina, de PVC encaixado ao hemodialisador e de um lado e do outro lado à agulha de FAV.

Características técnicas:

Priming: 68ml.

Segmento de Bomba: 8mm.

N.º Registro – ANVISA: 80188510013.

N.º Registro – ANVISA: 8018851003

Veja todos os kits de linha de sangue Allmed Pronefro

 

Linha de sangue venosa: principais características

Com as linhas venosas, é possível permitir a circulação extracorpórea do sangue do paciente renal. A Allmed Pronefro dispõe de linhas venosas projetadas em alta qualidade, registradas pela ANVISA e completas para proporcionar uma sessão de hemodiálise segura e com qualidade aos pacientes renais. Abaixo, os principais modelos que fazem parte do kit das linhas venosas da Allmed.

Linha Venosa Neonatal com Catabolha,  Ramal para medir a Pressão Venosa e Isolador de Pressão Dialine

 

Linha Venosa Universal com Catabolha e Ramal para medir a Pressão Venosa

Este kit é completo para realizar sessões de hemodiálise em bebês recém-nascidos. O kit contém  uma unidade de Isolador de pressão de PVC conectado via luer lock, encaixado ao hemodialisador e de um lado e do outro lado à agulha de FAV.

Características técnicas:

Priming: 37ml.

N.º Registro – ANVISA: 80188510014.

N.º Registro – ANVISA: 80188510036.

 

Linha Venosa Pediátrica com Catabolha e  Ramal para medir a Pressão Venosa

 

Linha de sangue para hemodiálise Venosa Pediátrica com Catabolha e Ramal para medir a Pressão Venosa

Confeccionada especialmente para o atendimento de crianças, a linha venosa pediátrica em PVC é caracterizada pelo encaixe perfeito do hemodialisador com alcance de um lado a outro da agulha de FAV.

Características técnicas:

Priming: 38ml.

N.º Registro – ANVISA: 80188510014.

N.º Registro – ANVISA: 80188510036.

 

Linha Venosa Universal com Catabolha e  Ramal para medir a Pressão Venosa

 

Linha de Sangue para hemodiálise Venosa Universal com Catabolha e  Ramal para medir a Pressão Venosa

A linha venosa universal é uma peça que atende todas as necessidades de uma sessão de hemodiálise. Assim como os modelos anteriores, é caracterizada pela facilidade de encaixe no hemodialisador e, com o conjunto de linhas arteriais, permite a melhor circulação extracorpórea do sangue do paciente renal.

Características técnicas:

Priming: 68ml.

N.º Registro – ANVISA: 80188510014.

N.º Registro – ANVISA: 80188510036.

 

Existe diferença entre as linhas de sangue arteriais e venosas?

Sim. Existe diferença entre a linha arterial e a venosa. O uso da linha arterial é indicado quando há necessidade de conduzir o sangue arterial durante procedimentos de hemodiálise da agulha de fístula ao dialisador. A linha venosa, no que lhe concerne é ideal para conduzir o sangue venoso, que é bombeado por meio das artérias pulmonares, do coração aos pulmões. Apesar das diferenças, a combinação das duas linhas é necessária para permitir a circulação extracorpórea do sangue do paciente renal.

 

 

Cuidados importantes no manuseio das linhas de sangue e catabolha

A segurança e o bem-estar do paciente renal deve ser prioridade máxima durante as sessões de hemodiálise. Ao escolher kits de linha de sangue para hemodiálise devidamente reconhecidos no mercado e com certificação de qualidade, sua clínica e/ ou hospital certamente estará contribuindo para o melhor atendimento possível ao paciente, mas ainda assim, existem cuidados importantes que devem ser considerados na hora de manusear, higienizar e utilizar as linhas de sangue.

 

Para te ajudar nesta missão, fizemos um checklist que deve ser feito sempre pelos profissionais envolvidos. Confira a seguir!

 

1.   Atenção às normas de reprocessamento e reuso

Assim como no caso dos dialisadores, os kits de linhas de sangue não podem ser reutilizados se não houver recomendação expressa sobre isso. Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 11, de 13 de março de 2014 da Anvisa, sobre registro, rotulagem e reprocessamento de produtos médicos, todos os produtos com rotulagem identificada com a frase “proibido reprocessar” não podem passar por este procedimento.

Por isso, clínicas de hemodiálise e serviços de diálise precisam de muita atenção, pois em casos de vistoria por parte de órgãos de fiscalização como a vigilância sanitária, as clínicas podem ser autuadas e, consequentemente, responderão todas as consequências legais pela infração cometida.

 

2.  Armazenamento das linhas de sangue para hemodiálise

As linhas arteriais devem ser armazenadas em local esterilizado, livre de contaminações e, preferencialmente, em um ambiente com temperatura variável entre 5 a 30 ºC no máximo. Antes da utilização dos kits, é importante checar se a embalagem está íntegra e dentro do prazo de validade.

 

3.  Atenção à forma de uso das linhas de sangue

Uma das melhores formas de evitar problemas no uso das linhas de sangue é prestar atenção ao passo a passo do uso dos produtos. Abaixo, as instruções de como usar as linhas de sangue:

  • Primeiramente, deve-se adaptar a linha de sangue (venosa ou arterial ao dialisador);
  • Se o kit em questão tiver catabolha, é hora de conectar o catabolha no suporte da máquina de hemodiálise;
  • É hora de fechar o circuito com a linha arterial;
  • Deve-se verificar se todas as tampas e conectores estão fixados corretamente;
  • Na hora de infundir o soro, este procedimento deve ser realizado até a completa desgasificação da linha de sangue, retirando o ar pelo segmento acima do catabolha;
  • Por fim, é importante fechar os conectores e verificar quaisquer possibilidades de vazamento.
  • Tudo pronto? Hora de iniciar o procedimento de hemodiálise!

 

4.  Cuidado com o uso do catabolha

Como o próprio nome diz, o catabolha tem uma função muito importante durante a sessão de hemodiálise: catar bolhas e evitar a retenção e formação de coágulos. Quando isso não é feito, a saúde do paciente fica em risco e a qualidade da sessão de hemodiálise é comprometida. Por isso, a escolha de linhas de sangue é tão importante.

O catabolha da Allmed Pronefro tem um diferencial no mercado: a confecção em um design que se adapta universalmente às máquinas de hemodiálise. Em situações nas quais o catabolha não se encaixa na máquina de hemodiálise, fazer adaptações com materiais como folhas de papel A4 e gaze hospitalar é possível, mas atenção: este procedimento não é aconselhado por ser altamente prejudicial ao paciente e à clínica pelos seguintes motivos:

  • O catabolha não cumprirá sua função e coágulos/bolhas poderão passar despercebidos durante a sessão de hemodiálise;
  • Além de burlar o sistema de detecção de bolhas da máquina de hemodiálise, o uso de folhas de papel e gases também pode danificar a máquina;
  • A clínica terá que arcar, em algum momento, com altos custos da manutenção da máquina de hemodiálises e problemas decorrentes da má qualidade das sessões em pacientes renais.

 

5.  Atenção aos rompimentos das linhas de sangue

Quando as instruções de uso das linhas de sangue não são respeitadas e adaptações não recomendadas são feitas nas máquinas de hemodiálise, as chances de rompimentos dos produtos são mais recorrentes. O cuidado na hora de lavar itens como catabolha, ramais de heparina e isolador de pressão faz toda a diferença para evitar estes problemas. Por isso, lá vão algumas dicas importantes:

  • Sempre use todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) recomendados para a lavagem das linhas de sangue. São eles: luvas, máscaras descartáveis, óculos de proteção e capote.
  • Ao retirar as linhas de sangue da máquina de hemodiálise, dê batidinhas leves para evitar o excesso de sujidades nos ramais e cata bolhas, mas não pressione muito esses itens para evitar o rompimento;
  • Em caso de qualquer aviso sonoro da máquina de hemodiálise, interrompa imediatamente a sessão. As máquinas de hemodiálise contém detectores que indicam quando um catabolha não está encaixado corretamente, por exemplo;
  • Somente insira as linhas de sangue no recipiente indicado e não misture as linhas venosas com as linhas arteriais.

Leia também: Hemodiálise – checklist para uma sessão segura

 

Conheça as linhas de sangue Allmed Pronefro

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que qualidade, responsabilidade e cuidado são características indispensáveis para o sucesso e a segurança do tratamento de qualquer paciente renal. A Allmed Pronefro é uma empresa subsidiária da Allmed Group que atua em mais de 40 países distribuídos na América do Sul, Europa e Oriente Médio.

 

Sempre atenta às demandas do mercado e a evolução dos tratamentos renais, a Allmed dispõe de um catálogo completo com linhas de sangue para adultos, recém-nascidos e crianças, prezando pelo conforto terapêutico e saúde de cada vida. Confira as linhas de sangue da Allmed e, se tiver qualquer dúvida sobre o assunto, saiba que temos uma equipe à sua disposição em todo território nacional.

 

 

Quer solicitar um orçamento de linhas de sangue para hemodiálise Allmed ou tirar suas dúvidas? Fale conosco pelo WhatsApp!

 

 

Allmed Pronefro Brasil, conteúdo realizado por ShareMkt.

 

Compartilhe